sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Morte aos homens de bem


 (para dar um clima, ouça essa música abaixo enquanto lê).

Damien Rice & Lisa Hannigan - Cold Water


 Imagino como seria minha morte...  Eu penso sim, tem gente que tem medo e evita falar nisso, mas eu tenho dúvidas impossíveis de serem respondidas. Alguém chorará por mim? “Você” iria chorar? Eu iria fazer falta? O fato de eu não existir iria alterar em algo a vida de alguém? Perguntas bobas, meio narcisistas não é?

 Eu acho que vou morrer jovem, sei lá, tenho essa impressão, meu desapego a vida é tão grande. Não que eu queira morrer, mas é algo que sinto que é como se eu estivesse aqui com a passagem de volta já comprada e confirmada. Só tenho medo de morrer de uma forma dolorosa... E também queria antes de morrer fazer algo de bom pra alguém, queria ser importante mesmo que com apenas um pequeno gesto de generosidade, e acho que esse é o único motivo para eu ainda estar aqui; queria ser lembrado. Queria que as pessoas sentissem minha falta, para muitas delas darem valor ao que não mais iriam ter. 

 "A morte é certa, não sei porque as pessoas à temem tanto. Deve ser por medo de abandonarem tudo o que construíram até hoje ou o que está para ser construído."

 Quando leio uma reportagem de um jovem que morreu é tão triste, imagino o quanto seus pais se esforçaram para dar uma educação, fazer aquele mulekinho se tornar um jovem pronto para viver a vida e descobrir os maiores prazeres que o mundo tem à oferecer. Ai no fim das contas o destino cumpre seu pequeno trajeto da forma mais lastimável possível.

 Não sou muito emotivo, como algumas pessoas mais próximas sabem. Acho que por ser de escorpião não dou a entender as minhas emoções, mas confesso que algumas coisas me tocam. Uma delas são questões de morte. E descobri a comunidade “Profile de Gente Morta” ou simplesmente “PGM”, onde lá é relatado com uma incrível freqüência, casos de pessoas que cumpriram sua passagem pela Terra, informando aos mais curiosos a forma da morte, dia e a notícia vinculada em algum site, caso exista, e principalmente o link do profile do orkut desta pessoa. Lá é possível conhecer um pouco da personalidade, sonhos, ambições e mensagens de condolências dos familiares e amigos. É impossível não acabar se comovendo com aquele desconhecido, que você  possivelmente nunca iria conhecer. Os profiles acabam se tornando lembranças perpétuas, e uma forma dos amigos mandarem uma mensagem de saudade, partindo do princípio que não há um mecanismo do site Orkut que delete esses profiles inoperantes onde apenas o dono possuía sua senha.

 Se emocionar com um desconhecido é algo no mínimo passageiro, de momento, que não causa a dor de uma perda própria. Acho que ninguém deveria sentir essa dor, e só quem já perdeu alguém para saber como é. Eu desde pequeno nunca gostei de velórios e enterros, e nunca tinha sofrido a perda de alguém próximo. Mas a lembrança que tenho de um, foi o momento em que mais chorei em toda minha vida, via as pessoas ao meu redor também chorando, não me importava de estar chorando na frente de dezenas de desconhecidos — coisa que eu no meu estado normal nunca faria — eu chorava pela perda e também pela falta que ela iria fazer para todos.

Acho que em alguns aspectos me tornei frio, não sei se pelas pancadas e decepções (veja no link o que escrevi) que levei da vida, e acabei construindo uma redoma de vidro ao meu redor, é verdade que eu deveria ter usado um material mais resistente, mas isso faz com eu não seja tão invulnerável e  que eu tenha emoções e sentimentos, como qualquer um pois, não sou uma máquina.

 Agora, será mesmo que quando morremos nossa vida passa toda diante de nossos olhos em flashs? Tenho medo do que posso ver. Espero que façam uma seleção dos meus melhores momentos e que o editor seja bem camarada comigo rsrs.

 A todos apenas me despeço, e lembrem-se que para morrer só basta estar vivo, então deixo um verso de uma música da Pitty que cai bem neste contexto.

 

“Não deixe nada pra depois
Não deixe o tempo passar
Não deixe nada
Pra semana que vem
Porque semana que vem
Pode nem chegar

Esse pode ser o último dia
De nossas vidas
Última chance de fazer
Tudo ter valido a pena


Caso seja apropriado, nós vemos em outro vida. Bye

Ah prometo que meu próximo post não será tão depressivo quanto esses dois últimos. xD

12 comentários:

  1. cada vez que leio um post seu te acho cada vez mais parecido comigo, no seus sentimentos, e suas duvidas, e o que vc disse sobre achar que vai morrer jovem.
    [é serio]

    gostei da musica, e o post me fez lembrar de um momento da minha vida que foi muito dificil, e me deu uma dor no peito pq eu sei que isso vai se repetir, nao tem como evitar.

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. acho que para se falar de morte tem que se ir num necroterio e ficar se fitando um corpo sem vida...moscas e o cheiro...ali acaba...o ato de morrer..ou o que vao pensar...em poucos dias voce é esquecido e a vida continua..assim é com todos.

    ResponderExcluir
  3. nossa... foi realmente tocante. Me lembrei de cada momento quando perdi minha vó. Confesso que até chorei. Parabéns garoto

    ResponderExcluir
  4. bom, encarar a morte é algo complexo para cada um, é muito particular, eu mesmo quero viver o quanto puder, mais o minuto adiante eu não conheço e isso assuta!
    bom, o texto é bem reflexivo e instigante, gostei da forma de abordagem, tendo você como referencia...
    algo que eu levo comigo e tento colocar no di-a-dia é, "viver sem saber"
    as vezes isso se torna menos doloroso!!


    parabens

    visite tambem

    www.kaoskotidiano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. é querendo ou não isso é um mistério para todos nós. Algo impossível de ser retratado e pior ainda, impossível de ser evitado. Obrigado pelos comentários galera. Continuem acompanhando. Abração

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por comentar no meu blog !
    Posto todos os dias, continue acessando :D

    E sobre a morte, acho que cada um tem sua hora e que temos que aproveitar a vida o máximo, aprender e errar, rir e chorar! Fazer realmente VALER A PENA ! Pois a vida é apenas uma (:

    Beijos !

    ResponderExcluir
  7. Olá. É notavel a tua maneira de escrever. Entender a morte é algo realmente complicado, aliás, mal entendemos a vida. O que se sabe é que todos já estão cônscios de que a morte virá. "E o que vem depois? Ninguém sabe ao certo" (trecho de minha primeira postagem).
    Parabéns pelo texto. Acredito que todos queiram ser lembrados após a morte, pelo menos é assim que penso e que gostaria que fosse.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  8. A morte é sempre um tema que me assusta muito.
    Não por vaidade ou avareza. Não tenho medo, por causa do que posso deixar ou pra quem.
    Acho que o que me perturba é deixar de existir.
    Eu em particular, sou saudosista (acho que é por isso que faço história).
    Gosto de lembrar, gosto de reviver momentos, tenho um Q de masoquismo em mim, porque até os mais vis sofrimentos me dá um certo prazer, gosto de ter saudade, de olha pra trás.
    A morte me tiraria o dom, de saber que vivi.
    E é essa mágica que me impulsiona a continuar nessa trilha.
    Mas enfim. Um dia ela chega, e quando ela chegar espero que esteja ou bêbado ou durmindo. hehehe

    ResponderExcluir
  9. A postagem aborda um tema interessante e dificil de falar, a morte, tudo que fazemos realmente é para tentarmos de certa forma sermos lembrados quem sabe por qto tempo?mas devemos acima de tudo viver pois a morte é certa e tudo q podemos fazer é procurar viver ate q chegue esse momento de uma forma a sermos lembrados pelas coisas que fizemos pois sempre seremos imortais nos corações daqueles que realmente gostam de nós

    ResponderExcluir
  10. Prefiro não esperar o dia da minha morte... Pois penso ser imortal até que provem ao contrario!:D

    Perder alguem é a pior dor do mundo, aquela que pode diminuir...mas sabemos que nunca vai acabar!=\

    Sim Phill...mesmo não te conhecendo vou ficar abalada se você morrer...e não quero que esse dia chegue em tão breve!

    "Se a vida
    Lhe propõe
    Certas agonias
    Melhor se prevenir
    E não ser
    Sadomasoquista"

    Se viver já é complexo...não quero nem imaginar como deve ser morrer.=S

    Beeijo Phill.

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br