terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A busca pela real beleza

 Temos que admitir que vivemos em um mundo onde a beleza é totalmente super valorizada. E ai, que se danem os feios? Ou melhor, quem definiu o que é ser belo? Desde a época da Grécia Antiga, Platão já fazia essa pergunta. E por que os padrões de beleza mudam tanto de época para época? O que era símbolo de beleza da geração passada pode ser abominada nas gerações de hoje. Tudo é uma questão de evolução e costumes das civilizações, e principalmente a influência da mídia, das musas do cinema, da TV e da moda. Uma pesquisa comprova que "mais da metade das mulheres no mundo todo gostaria de ter visto garotas e mulheres nas revistas que fossem mais parecidas com elas, quando eram mais jovens."


 A evolução da beleza é influenciada pelo contexto da sociedade em que vivemos, e isso está possível a mutações. 

 Já tivemos épocas que mulheres de peitos pequenos foram a sensação, mas hoje as siliconadas que o digam o contrário. Mulheres de corpo e silhuetas avantajadas também já estiveram entre as mais cotadas, dando lugar depois as magérrimas modelos de passarela onde apenas uma leve camada de carne cobre seus ossos e músculos. Se formos falar dos cabelos não paramos mais, já foram cacheados, altos, curtos, longos, alisados, franjados, presos, armados, desgrenhados, pintados, raspados. É a evolução que o diga, aposto que muitos não sabem que a bela Cleópatra rainha do Egito era na verdade um belo de um canhão para os tempos de hoje.

 A Dove lançou uma uma campanha intitulada Real Beleza em que "acredita que é possível mudar a maneira como as meninas e mulheres se sentem. Dois terços das mulheres no mundo, de quinze a sessenta anos, evitam atividades básicas da vida porque se sentem mal com sua aparência. Mais de 92% das garotas declaram que querem mudar pelo menos um aspecto da sua aparência. Está na hora de mudar essa percepção."


 O vídeo relata perfeitamente a realidade, onde a mídia mostra um tipo de beleza inalcansável, mas que na verdade se mostra irreal. 


 E o pior é saber que cada vez mais cedo as crianças vem sem preocupando com isso, como mostra também neste outro belo vídeo da campanha da Dove, e para quem gostou da música, é uma versão da música original True Colors da Cindy Lauper.

 A verdade é que mulheres bonitas vem de diferentes cores, formas e tamanhos, e que todas elas tem sua beleza especial.  Esse padrão de beleza estereotipada pela mídia é uma merda, e só as mulheres aumentando suas alto-estimas poderão dar um fim a essa beleza "Barbie".

 Beeijão para todas as lindas mulheres que são altas, baixas, morenas, loiras, ruivas, japonesas, negras, índias, gordinhas e magras.

3 comentários:

  1. É uma pena que tantas mulheres passem por esse sofrimento em busca de uma beleza que nem é real...

    ResponderExcluir
  2. Viva a diferença... SEMPRE.
    A beleza é a beleza, e ela sabe se esconder bem.

    ResponderExcluir
  3. Criadora do absurdo e irreal aos olhos alheios...
    VAIDADE'- dane-se'

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br